Este blog visa reunir textos e comentários dos alunos da disciplina Sociologia da Ciência e da Técnica, oferecida no segundo semestre de 2010 no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSC, sob a coordenação da Profª Tamara Benakouche. A disciplina tem como objetivo analisar a produção da ciência e a inovação tecnológica como elementos centrais para o entendimento da dinâmica social moderna. Nesse sentido, visará o estudo de questões teóricas - colocadas por autores clássicos e contemporâneos - e práticas, postas por processos sócio-políticos mais recentes. Adotando a perspectiva construtivista, procurará desenvolver uma crítica a análises que sustentam a natureza apolítica da pesquisa científica e o determinismo da técnica, resgatando a importância de novas formas de cidadania científica e das redes sociotécnicas.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mensagem+IBM

Segue abaixo vídeo enviado pelo Karlo, cujo conteúdo está relacionado com o que estamos discutindo nas aulas. Segundo ele, o vídeo - feito pela IBM - trata de "avanços tecnológicos que irão alterar – na verdade já estão alterando – as formas de relacionamento entre as pessoas e as formas como se produz ciência".

O que acham? Comentários serão bem vindos!!

2 comentários:

  1. Vi o filme e certamente ele tem relação com a nossa disciplina. Só que ele se alinha ao determinismo tecnológico , não acham? E fazer previsões é sempre uma coisa muito arriscadas... O lado positivo do filme é estimular a imaginação, o que é sempre bom.

    ResponderExcluir
  2. O que me chamou a atenção no filme foi a obssessão quantitativa...para falar de coisas qualitativas...Parece que uma das formas das nossas ciências sociais terem uma certa legitimidade social é utilizar -como as ciências naturais - a "numerologia"...rrrssr... Alguns conceitos usados acho problemáticos, como por exemplo: "pessoas mais inteligentes" .De qualquer forma, os implícitos do filme é que dão um bom caldo pra discussão... sobre ciência, tecnologias e suas redes heterogêneas....

    ResponderExcluir